Semana de mobilização nacional para a doação de medula óssea

Do dia 14 de dezembro ao dia 21 é comemorada a semana de mobilização nacional para a doação de medula óssea. O Brasil possui o 3º maior registro de doadores de medula óssea do mundo. Ainda sim, a chance de ter compatibilidade é de uma em cem mil e com alguém de outro país é de uma em um milhão.

Mas, como funciona a doação?

O procedimento dura aproximadamente 90 minutos. É aplicada uma anestesia para que o processo seja sem dor. As células da medula são tiradas do osso da bacia. Do outro lado, o paciente recebe as células de medula saudável do doador. A parte da medula retirada do doador se recupera sozinha em 15 dias.

A doação de medula óssea pode ajudar pessoas com cerca de 80 doenças diferentes, como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia.

Quem pode doar:

Há alguns critérios definidos pelo Ministério da Saúde para o processo de doação de medula óssea, como por exemplo, ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde, preencher uma ficha com informações pessoais e coletar uma amostra de sangue com cinco ml para testes de compatibilidade. As informações pessoais são inseridas no banco de dados REDOME e o cadastro ficará ativo até os 60 anos de idade do doador.

Antes da doação, o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação.

A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.

Já o receptor deve se submeter a um tratamento que destrói as células sanguíneas doentes de sua medula óssea, e recebe as células sadias como se fosse uma transfusão de sangue. Durante o período em que estas células ainda não são capazes de produzir glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas em quantidade suficiente para manter as taxas dentro da normalidade, o paciente fica mais exposto a episódios infecciosos, devendo ser mantido internado no hospital. Cuidados com a dieta, limpeza e esforços físicos são necessários.

Para ser um doador procure o Homocentro em São Paulo.

HEMOCENTRO – Setor de Captação
(11) 2176-7251
(11) 99986-6052

Add a Comment

Your email address will not be published.