Profissionais acima de 60 anos estão cada vez mais ativos e produtivos no mercado de trabalho

O número de profissionais no mercado de trabalho com mais de 60 anos vem aumentando no Brasil e por conta disso é essencial as empresas pensarem em benefícios que proporcionem condições adequadas de trabalho para este público especifico.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE no segundo trimestre de 2024, mais de 8 milhões de pessoas com mais de 60 anos estavam ocupadas. 

Esse patamar atingido é o dobro da década passada, contrastando com a queda de 9% na participação dos jovens de 18 a 24 anos e o crescimento mais moderado nas outras faixas.

Vários fatores explicam esta mudança no mercado como o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, muitos trabalhadores dessa faixa etária optam por continuar suas carreiras ou até mesmo começar novas.

A informalidade também tem um papel importante no aumento da participação dos 60+ no mercado. 

Mais de 53% dos trabalhadores nessa faixa etária estão em atividades sem carteira assinada, o maior índice entre todas as idades.

Veja a seguir algumas vantagens das empresas adotarem essa tendência:

1.Experiência e conhecimento: Profissionais mais velhos trazem uma vasta experiência e conhecimento acumulado ao longo dos anos, o que pode ser valioso para empresas e organizações.

2. Diversidade etária: A presença de trabalhadores mais velhos no mercado de trabalho contribui para a diversidade etária, o que pode impulsionar a inovação e a troca de ideias entre diferentes gerações.

3. Aprendizado contínuo: Muitos profissionais de 60+ buscam se atualizar constantemente, participando de cursos e programas de desenvolvimento profissional para manter suas habilidades relevantes.

    4. Setores em crescimento: Alguns setores, como saúde, educação e consultoria, estão buscando ativamente a contratação de trabalhadores mais velhos, valorizando sua experiência e habilidades interpessoais.

Na tentativa de acompanhar uma tendência no mercado de trabalho, incluindo profissionais 60+ para manter a diversidade geracional em suas equipes, as empresas brasileiras tendem a adotar políticas de recursos humanos limitadas a processos seletivos para contratar pessoas acima de 60 anos, mas não contemplam estratégias para reter ou qualificar esses profissionais. 

Não há prática de seleção ou de cultura organizacional que favoreça o engajamento de profissionais 60+.

De acordo com um estudo de cultura corporativa realizado pela Top Employers Institute com 1200 empresas de diversos países, 50% das empresas europeias possuem políticas para atração, engajamento e retenção de pessoas idosas, porém, no Brasil o índice é de apenas 21%. 

Um segundo estudo realizado pela FGV com mais de 100 empresas no Brasil identificou que apenas 1% dos cargos destas empresas são ocupados por pessoas com mais de 65 anos; 

Para 70% das empresas que participaram deste estudo, os profissionais na terceira idade são mais caros; 

Para 69% destas empresas, pessoas com 60 anos ou mais não se adaptam bem às mudanças; 

63% das empresas pesquisadas acham que os profissionais na terceira idade estão acomodados com a proximidade da aposentadoria.

Contratar profissionais com mais de 60 anos tem muitas vantagens, mas há também alguns desafios a serem considerados:

  1. Preconceito Etário: Infelizmente, ainda há preconceitos contra trabalhadores mais velhos, que podem ser vistos como menos adaptáveis ou menos capazes de lidar com novas tecnologias.
  1. Atualização de Habilidades: Profissionais mais velhos podem precisar de tempo adicional para se atualizar com as novas ferramentas e tecnologias, o que pode exigir treinamento adicional.
  1. Expectativas de Benefícios: Eles podem ter expectativas específicas sobre benefícios, como planos de saúde mais abrangentes ou pacotes de aposentadoria, que podem representar um custo maior para a empresa.
  1. Planejamento de Sucessão: É necessário considerar o planejamento de sucessão, garantindo que o conhecimento e a experiência do profissional sejam devidamente transferidos para outros membros da equipe.

Em razão dessa realidade atual e global é fundamental pensar em políticas públicas, nos níveis federal, estadual e municipal, que proporcionem ao idoso condições adequadas de se manter no mercado de trabalho, de forma ativa e com a apropriada proteção de sua saúde e de sua qualidade de vida. 

A Mescla Seguros tem opções e produtos que atendem pessoas 60+, tais quais como planos de saúde customizados, seguro de vida com coberturas diversas incluindo planejamento sucessório,  acumulação,  doenças graves, etc.

Escolher os melhores benefícios para seu negócio envolve entender suas necessidades específicas, avaliar as opções disponíveis e considerar como a apólice se alinha com seus objetivos de longo prazo.

Aqui na Mescla Seguros nós entendemos as necessidades dos clientes e encontramos soluções personalizadas para cada negócio, e te ajudamos a escolher os melhores benefícios para sua empresa. 

Podemos te auxiliar com esse processo de contratação de benefícios para profissionais 60+, solicite agora mesmo sua cotação online clicando aqui, ou através do nosso WhatsApp 11 91878-0244