Empresas devem pagar seguro de vida para seus funcionários?
A contratação constante de funcionários é uma realidade para várias empresas. Ao criar um vínculo com um novo funcionário entra em jogo uma série de obrigações que incluem garantia de segurança e salubridade, impostos, e muitos outros fatores já previstos na CLT.
Mas, o que muitos empresários não sabem é que além das obrigações existe uma forma simples de garantir segurança ao funcionário e a sua família: o seguro de vida.
A contratação do seguro é obrigatória?
A consolidação das leis do trabalho (CLT) dirige a relação contratante–contratado através de leis e diretrizes. No entanto, não existe nenhum tópico do documento específico que exija a contratação de um seguro de vida para os seus funcionários.
Porém, existem algumas convenções coletivas que demandam a contratação do seguro de vida para funcionários em determinadas áreas de atuação.
É válido para construção civil, bares e restaurantes, comércio, indústria, entre outros. As exigências variam de acordo com a convenção. Para saber se o seu negócio ou profissão tem seguro de vida como obrigatório, consulte o sindicato.
Veja exemplos de profissões que tem o seguro de vida como obrigatório:
- Engenharia civil: O ambiente da construção civil expõe o trabalhador a inúmeros riscos, como de quedas e acidentes com materiais de trabalho.
- Trabalhadores envolvidos na limpeza e coleta de lixo de cidades: Por estarem constantemente expostos a diversos resíduos, inclusive tóxicos, estes trabalhadores possuem mais chance de desenvolver doenças, que a longo prazo podem resultar em invalidez e até mesmo a morte.
- Motoristas: Toda a categoria de condutores de veículos, sobretudo àqueles que estão constantemente na estrada, estão mais vulneráveis a sofrerem acidentes de trânsito.
Quais os benefícios do seguro de vida?
O seguro de vida empresarial é um dos benefícios mais oferecidos pelas empresas, mesmo quando não é obrigatório. O custo-benefício é bom para todas as partes envolvidas garantindo tranquilidade em momentos difíceis. Porém, apesar de muito utilizado, há muitas dúvidas acerca do assunto. O seguro de vida não é utilizado apenas em casos de morte, por exemplo.
Confira quais os principais benefícios ao contratar o seguro de vida:
Assistência médica de emergência: o segurado tem direito a atendimento médico em clínicas e hospitais conveniados, quando estiver em viagens.
Despesas médico-odontológicas: o seguro arcará com despesas médicas e odontológicas caso ocorra alguma acidente.
Invalidez: quando houver invalidez por acidente de trabalho ou doença, e o segurado não tiver em condições de exercer a sua função. O mesmo tem direito ao pagamento de indenizações, podendo receber uma renda pelo período em que ficar afastado.
Assistência Funerária: se o segurado falecer, o seguro de vida cobrirá com todas as despesas e burocracia em relação ao funeral.
Adiantamento do prêmio em vida: em casos de doenças crônicas ou terminais, o segurado poderá antecipar a valor da indenização em vida.
Qual a diferença de seguro de vida individual e empresarial?
O que diferencia um seguro de vida individual e um empresarial (ou em grupo) é o nível de personalização, ou seja, o quão ajustado a suas necessidades específicas ele é.
O seguro de vida empresarial atende as necessidades básicas comuns de um grupo de pessoas ligadas por um vínculo, nesse caso a empresa.
Já o seguro de vida individual é um produto ajustado às necessidades específicas de cada cliente, como é contratado diretamente pelo segurado é feita uma análise completa, no qual oferece proteções específicas conforme a profissão, a idade e o padrão de vida de cada cliente.