30 de outubro é o dia nacional da luta contra o reumatismo
Doenças reumáticas ou reumatológicas caracterizam-se por comprometer o sistema músculo-esquelético, como, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes e funções do corpo, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.
As doenças mais comuns são osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral.
Diagnóstico e Tratamento:
Ao perceber dor nas articulações, principalmente por mais de seis semanas, acompanhada de vermelhidão, inchaço, calor ou dificuldade para movimentar as articulações (especialmente ao acordar pela manhã), procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Pode ser uma doença reumática. O cuidado e o manejo das doenças reumáticas incluem tratamentos diversos (com a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros) e tratamento farmacológico (com o uso de medicamentos).
Por isso, é fundamental a combinação de serviços de saúde da atenção básica com os serviços de outros especialistas da Rede de Atenção à Saúde.