Brasil já registra mais de 66,2 mil casos de câncer de mama
Hoje, dia 19 de outubro, é comemorado mundialmente o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama.
De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil já registra mais de 66,2 mil novos casos de câncer de mama, que podem evoluir para outros quadros.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.
A doença também pode acometer homens, porém é raro e representa cerca de 1% do total de casos.
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:
– Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
– Alterações no mamilo;
– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
– Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Prevenção:
Estima-se que cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos simples como praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e controlar o peso, evitar bebidas alcoólicas e cigarros, amamentar e evitar hormônios sintéticos.
É recomendado o exame de mamografia para mulheres a partir dos 25 anos de idade para checar se existe a pré-disposição genética, e fazer exames periódicos de rastreamento para verificar lesões pequenas e imperceptíveis ao apalpar. Em caso de sentir nódulos, secreção ou mamilo invertido, procurar um médico.